O futuro é vintage?

 O futuro é vintage?

"brechó só tem roupa de morto" ou "tem energia ruim". Será mesmo? Sabe o que tem energia negativa de verdade? Peças oriundas de trabalho escravo, um oferecimento das fast fashion (:

Brechó é o futuro, comprar de segunda mão é o futuro, viva o cenário second-hand! Ainda bem! Eu, entusiasta do consumo consciente, pré-vejo um futuro muito past.

Na moda, a gente já é bombardeado pelas tendências, pode notar que a cada dia surge uma nova tendência com um nome diferente para a mesmíssima peça que já foi o auge láááááá no passado, igualzinha, só que diferente, repaginada, e, principalmente, renomeada.

Ela volta, tudo volta, não existe possibilidade de criar mais, já existe muita coisa, tem que voltar mesmo, mas o que vemos é um cenário cada vez mais caótico, produzindo mais e mais, criando uma ilusão de que sim, você precisa daquilo, daquela "novidade", daquela supernovidade.

O estilo vintage é caracterizado por peças antigas, únicas, com história e personalidade própria. Ele abrange itens de diferentes décadas, que tenham entre 20 e 100 anos. Ou seja, atualmente, podem ser considerados vintage objetos criados desde 1925 até 2005.

Os itens vintage geralmente possuem detalhes artesanais e uma qualidade duradoura, que os tornam valiosos. Também são frequentemente associados à nostalgia, proporcionando sentimentos de conforto e familiaridade. É um estilo que celebra o passado e a história, muitas vezes, por meio de heranças.

Já, o retrô, é inspirado no design e na cultura popular das décadas de 1950, 1960 e 1970. Diferente do estilo vintage – que se concentra em objetos autênticos da época – o estilo retrô traz o sentimento de nostalgia por meio da reinterpretação moderna dos designs clássicos.

Eu considero o retrô uma releitura do que é vintage de verdade.

É uma enorme realidade que os consumidores mais jovens estão sim, fartos da moda fast fashion. Além de terem uma preocupação maior com o meio ambiente e com o orçamento também.

Não posso deixar de lado um fator que considero como um dos principais: o emocional. O desejo pelo vintage traz um pouco da vontade de pertencer, de ser, ser mais sustentável e consciente ambientalmente. Mas, também fala muito sobre a singularidade, a exclusividade, a qualidade, a nostalgia, que só uma peça vintage traz consigo.

Roupas vintage viraram símbolo de status e artigos de luxo. Mas isso já é assunto pra um novo texto, completinho, que fale só disso, né?

É, gente, o futuro é vintage, e, pasmem, o futuro tá logo ali. Já parou pra pensar que o novo de hoje vai ser o vintage de amanhã? Pois é, vou finalizar deixando essa reflexão (:


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